A 13° edição incentiva a cultura local, conservação ambiental e aprendizados sobre biodiversidade em movimento.
Festival da Andorinha Branca, 2021 - Quixaba/CE
Foto: Thiago Tavares / Acervo Aquasis
Entre os dias 15 a 17 de novembro de 2024, a Praia da Quixaba, no Ceará, será palco do 13° Festival da Andorinha Branca - Biodiversidade em movimento. O evento é uma iniciativa da ONG Aquasis que, através do Projeto Aves Migratórias (PAM), com parceria da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e do Programa Mamíferos Marinhos irão proporcionar três dias de atividades culturais e artísticas, com destaque para o tradicional Encontro de Dança de Coco, que contará com os renomados grupos Coco do Balbino, Coco da Vila, e Coco do Iguape Mestre Chico Casueira.
“As atrações foram planejadas em conjunto com a comunidade, sempre visando o protagonismo local e a valorização da cultura e da arte. O encontro da dança de coco é uma manifestação cultural muito forte na região, que ainda encanta até os dias de hoje, afirma Elismar Santos, auxiliar de Educação Socioambiental do PAM.
A programação vai contar com apresentações culturais como o Cortejo Ecológico com a participação do Projeto Brigada da Natureza da Aquasis, apresentações de capoeira com o grupo Abadá-Capoeira e divertida "Corrida de Trouxa". O público poderá se encantar ainda com a Dança da Caninha Verde de Quixaba e participar de iniciativas como a limpeza de praia e oficinas de arte-educação. O encerramento ficará por conta da já tradicional Regatinha do Peixe-Boi, que promete muita emoção.
A ONG Aquasis busca reviver o espírito de união em prol da conservação de espécies ameaçadas por meio da cultura local, arte, dança e muita diversão.
“Momentos como o festival ficam marcados na memória das pessoas da comunidade. Sempre que conversamos, eles relembram os eventos que já aconteceram em anos anteriores e reforçam a importância de realizar ações como essa. Espero que o festival desse ano seja tão bom quanto os anteriores, deixe como legado memórias afetivas e ensinamentos essenciais sobre as espécies ameaçadas para os mais jovens, principalmente”, salienta Thais Chaves, Coordenadora de Educação Ambiental do Programa Mamíferos Marinhos.
Regata de Mini-botes do Peixe-boi-marinho, 2024 - Icapuí/CE
Foto: Mika Holanda / Acervo Aquasis
Conheça a história de parceria e conservação em prol das aves migratórias
O Festival da Andorinha-branca é uma celebração criada para sensibilizar e promover a conscientização ambiental na comunidade da Quixaba, no litoral leste do Ceará. O festival tem origem em um trabalho que começou em meados de 2007, quando pesquisadores dos Estados Unidos notaram que as andorinhas-brancas (Sterna dougallii) deixaram de retornar ao Hemisfério Norte para se reproduzirem. Ao investigarem, em parceria com a ONG Aquasis, descobriram que pescadores locais, por acreditarem que as anilhas das aves tinham valor especial, estavam retirando-as para confeccionar colares, pulseiras e coleções.
Chamada "andorinha-branca" pelos pescadores locais, a ave é conhecida por trita-réis-róseo (Sterna dougallii)
Foto: Onofre Monteiro / Acervo Aquasis
Essa prática preocupante motivou a desenvolver juntamente com a Aquasis ações de educação socioambiental na região, orientando a comunidade sobre a importância da conservação das aves migratórias e os impactos de suas ações. Com um trabalho consistente e respeitoso de diálogo e aprendizado, a comunidade passou a compreender o valor das espécies que migram para o litoral do Ceará.
Festival da Gaivota (2017), posteriormente rebatizado como Festival da Andorinha Branca - Quixaba/CE
Foto: Onofre Monteiro / Acervo Aquasis
Hoje, a Quixaba é reconhecida como uma das comunidades mais engajadas na proteção peixe-boi-marinho e das aves migratórias, mantendo uma relação de respeito e cuidado com as espécies que ali descansam e se alimentam. Em homenagem a esse compromisso e carinho, realiza-se o Festival da Andorinha-branca, celebrando a parceria entre a ciência e a comunidade na conservação das aves migratórias.
SERVIÇO:
Festival da Andorinha Branca - Biodiversidade em movimento
Data: 15 a 17 de novembro de 2024
Local: Praia da Quixaba - Ceará
Mais informações: (88) 99351.5466 (whatsapp)
Comments