top of page

Aquasis leva exposição e atividades socioeducativas para a Estação das Artes em Fortaleza

O evento, em parceria com o Mercado AlimentaCE, destaca projetos de conservação socioambiental e integra cultura, gastronomia e educação.

Feira gastronômica promovida em parceria com o Projeto Aves Migratórias - Foto: Acervo Aquasis
Feira gastronômica promovida em parceria com o Projeto Aves Migratórias - Foto: Acervo Aquasis

O Mercado AlimentaCE, localizado no Complexo Cultural Estação das Artes, em Fortaleza, será palco de uma experiência imersiva em conservação ambiental e educação socioambiental promovida pela Aquasis, no dia 27 de abril, a partir das 10h. A ONG, que conta com o apoio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, atua na proteção da fauna e dos ecossistemas do Ceará.


A iniciativa é realizada pelo Mercado AlimentaCE — equipamento cultural dedicado à valorização da cultura alimentar cearense — e contará com a participação da Aquasis na apresentação de seus principais projetos: Programa Mamíferos Marinhos, Projeto Aves Migratórias (PAM), Brigada da Natureza, Projeto Cara-suja e Projeto Oásis Araripe.


A Exposição Aquasis 30 anos será o ponto alto da atividade, apresentando os impactos e resultados dos projetos desenvolvidos pela ONG. Icapuí, município do litoral leste do Ceará e território de atuação do PAM, será especialmente destacado, trazendo para o evento uma mostra de gastronomia e artesanato local, permitindo ao público vivenciar a riqueza cultural da região.

Exposição Aquasis 30 anos - Foto: Mika Holanda / Acervos Aquasis
Exposição Aquasis 30 anos - Foto: Mika Holanda / Acervos Aquasis
"A ideia de integrar a Aquasis ao cronograma das ações do Mercado AlimentaCE surgiu da necessidade de ampliar o alcance das ações de conservação, utilizando a arte e a cultura como ferramentas para sensibilizar o público. Esse espaço proporciona uma conexão mais acessível e envolvente com a comunidade, permitindo que a conservação de espécies ameaçadas seja abordada de forma interativa e inspiradora. Essas iniciativas são essenciais para fortalecer a educação socioambiental, aproximando as pessoas das questões ambientais de maneira lúdica e participativa, incentivando o engajamento coletivo e promovendo uma maior valorização dos recursos naturais e das tradições locais, como as de Icapuí", ressalta Felipe Braga, coordenador de Educação Socioambiental do Projeto Aves Migratórias, da Aquasis.

Para fortalecer a sensibilização ambiental, o evento contará com uma apresentação artística do grupo de crianças e jovens do entorno de Iparana - CE, chamado Brigada da Natureza. A ação busca promover intervenções de arte-educação socioambiental, buscando despertar o interesse e a conscientização de diferentes públicos.

Brigada da Natureza, em atividade musical - Foto: Geice Magalhães / Acervo Aquasis
Brigada da Natureza, em atividade musical - Foto: Geice Magalhães / Acervo Aquasis
"Pensar e informar sobre necessidades e importância não basta diante do processo de colapso ecossistêmico. É preciso ativar sensibilidades para promover a conexão entre pessoas e outros seres vivos. Nesse contexto, a intervenção artística voltada a distintos públicos se apresenta como um dispositivo fértil para a sensibilização ambiental. Só se moverá o agir por aquilo que move o sentir; por isso, gestos de proteção ambiental precisam aliar-se ao sentir para mobilizar grupos em prol de um existir em harmonia com a natureza", destaca Larissa Batalha, educadora socioambiental e coordenadora da Brigada da Natureza.

A importância dessa iniciativa se reflete na integração com os espaços culturais da cidade, destacando a relevância do evento para a valorização das práticas de conservação ligadas à cultura alimentar cearense.


"Se tratando do equipamento cultural Mercado AlimentaCE, as práticas de manejo socioambiental responsável são pautas de suma importância para nós, pois são essenciais para a preservação dos fazeres tradicionais da cultura alimentar e da gastronomia no Ceará. Por isso, acreditamos que as ações da Aquasis estão alinhadas ao propósito do equipamento de ser também um espaço educativo, que contribua diretamente para essa preservação e funcione como instrumento para a multiplicação de iniciativas como esta", afirma Flor Viana, coordenadora de ação cultural do Mercado AlimentaCE.
Atividade atividade socioambiental no Centro de Visitantes Banco dos Cajuais, Icapuí/CE - Foto: Acervo Aquasis
Atividade atividade socioambiental no Centro de Visitantes Banco dos Cajuais, Icapuí/CE - Foto: Acervo Aquasis

Durante o evento, a equipe de educação socioambiental da Aquasis apresentará jogos didáticos destinados a públicos de todas as idades, com foco no aprendizado lúdico sobre conservação. A programação contará ainda com atividades culturais, proporcionando ao público uma imersão nas ações da ONG e nas riquezas naturais e culturais do Ceará.


SERVIÇO:

Apresentação Projetos Aquasis em parceria com o Mercado AlimentaCE 

Local: Estação das Artes (Rua Doutor João Moreira, 540, no Centro de Fortaleza, Ceará, CEP 60030-000)

Data: 27 de abril

Horário: 10h às 15h

Entrada gratuita


Texto por: Claudia Pimentel Riello

 
 
 

留言


bottom of page