Periquito cara-suja em caixa-ninho (ninho artificial), na Serra de Baturité/CE - Foto: Fábio Nunes / Acervo Aquasis
Baturité, 13 de novembro de 2024 – De 15 a 18 de novembro, a serra de Baturité se tornará o cenário para o V Censo do Periquito Cara-Suja, reunindo 230 participantes em um esforço conjunto para estudar e monitorar a população desta espécie ameaçada de extinção. Com três dias de intensa programação, o evento contará com uma contagem simultânea nos locais de dormida da espécie, além de palestras, treinamentos especializados e observação de aves.
O objetivo central do censo é entender a tendência populacional do periquito cara-suja (Pyrrhura griseipectus) na região e avaliar o impacto das iniciativas de conservação em andamento. Isso serve de base para a avaliação do status de conservação dessa ave que já esteve a beira da extinção, com menos de 100 aves na serra de Baturité. No ultimo censo, 863 foram contadas e a expectativa é que esse ano esse número seja superado.
O evento é também uma oportunidade de reunir a comunidade local, incluindo estudantes, observadores de aves e crianças – uma novidade desta edição – promovendo a ciência-cidadã e a conscientização ambiental de forma acessível e engajante.
Voluntários no Censo do Periquito Cara-suja, 2019 - Foto: Heideger Nascimento
“É uma oportunidade única para o público participar ativamente da preservação do periquito cara-suja, uma espécie emblemática do Ceará. A presença de novos participantes, especialmente de crianças, torna essa edição especial, criando um legado de conscientização ambiental para as próximas gerações”, comenta Fábio Nunes, coordenador do evento.
O V Censo do Periquito Cara-Suja reforça o compromisso com a proteção da biodiversidade na serra de Baturité e oferece uma experiência transformadora para os participantes. Este é um evento único que combina ciência, educação e conservação, fortalecendo a conexão da comunidade com a natureza.
Para mais informações: ASCOM Aquasis (85) 98452-1274
Comments