QUEM SOMOS

nossa missão

A Aquasis possui como missão evitar a extinção das espécies no Nordeste do Brasil, com foco principal no Estado do Ceará. Este é um trabalho árduo e de longo prazo, onde o envolvimento das comunidades e do público em geral é de fundamental importância para garantir a proteção dos animais ameaçados e a manutenção das áreas naturais onde eles habitam.

NOSSAS ações

A Aquasis é uma organização sem fins lucrativos, criada com o objetivo de evitar o processo de extinção de espécies no CE, recuperando as populações remanescente desses animais.

PESQUISA

Nossas pesquisas visam levantar informações biológicas contínuas sobre as espécies, monitorando suas áreas de ocorrência e identificando as ameaças que põe em risco sua conservação, de forma a subsidiar as estratégias de conservação.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Estimulamos a colaboração direta e envolvimento das comunidades nos projetos de conservação, desmistificando a “ciência”, valorizando a cultura e os saberes locais. Assim, criamos aliados que irão apoiar e dar continuidade as ações de proteção ao meio ambiente em médio e longo prazo.

POLÍTICAS PÚBLICAS

A proposição de políticas públicas é uma importante estratégia para salvaguardar áreas importantes para a manutenção de serviços ecológicos para as comunidades e para as espécies com que trabalhamos. Valorizamos e estimulamos a participação popular nas discussões das iniciativas, de forma a legitimizar as tomadas de decisão.

TIMELINE

A Aquasis completou, em 2016, vinte e dois anos de atuação. Foram muitas conquistas, que nos enchem de orgulho e nos dão a certeza de que estamos no caminho certo. Abaixo citamos alguns momentos importantes da nossa trajetória:
Fundação do Grupo de Estudo de Cetáceos do Ceará (GECC)
Fundação da Aquasis
Inauguração da Torre de Monitoramento de Boto-cinza na Ponte Metálica
Monitoramento Integrado da Zona Costeira do CE
Nova sede da Aquasis no SESC Iparana
Soldadinho-do-araripe
Periquito cara-suja
Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM)
Reserva Particular do Patrimômio Natural “Reserva Oásis Araripe”
Grupo de estudo constituído por estudantes e professores da UFC e UECE, que deu origem a Aquasis.
Início dos trabalhos nas dependências do Instituto de Ciências do Mar – Labomar/UFC.
Início das atividades de monitoramento sistemático de uma população de botos-cinza na Ponte Metálica, Praia de Iracema, Fortaleza/CE.
Projeto de levantamento geo-ambiental e de atividades antrópicas nos 573 km da zona costeira cearense, que mais tarde subsidiou a publicação do livro “Zona Costeira do CE: Diagnóstico para Gestão Integrada” (2003).
A Aquasis fecha uma parceria com o Serviço Social do Comércio/CE para executar iniciativas de conservação das espécies ameaçadas de extinção.
Início das ações de conservação do Projeto Soldadinho-do-araripe na região do Cariri cearense. A espécie se encontrava em Perigo Crítico de extinção no mundo. Em 2010, uma base definitiva foi implantada na região.
Início das ações de conservação do Periquito cara-suja, com levantamento das áreas de ocorrência remanescentes no CE e PE.
É criada a primeira estrutura não governamental no Brasil para a reabilitação completa e soltura posterior de filhotes de peixe-boi marinho órfãos. Até 2012, a Aquasis já havia resgatado 31 filhotes somente no CE.
Em abril desse ano é reconhecida a primeira RPPN (50 hectares), criada com o objetivo de proteger o soldadinho-do-araripe e recuperar antigas áreas de mata ciliar na região do Crato.

1992
1994
1996
1998
2001
2003
2005
2012
2016

a aquasis em números

120

Projetos Executados

442

Filhotes de Periquito cara-suja deixaram as caixas-ninho no Maciço de Baturité, CE.

300

Crianças já participaram do projeto Brigada da Natureza.

814

Registros de encalhes de mamíferos marinhos no CE.

44

Filhotes de peixe-bois marinhos resgatados.

2.000

Maçaricos-de-papo-vermelho registrados na temporada de 2015.

203.000

Pessoas atingidas diretamente pelos projetos de educação ambiental.

05

Planos de Ação Nacionais com participação da Aquasis.

01

Reconhecimento Internacional: “Future for Nature Award (2010)”.

nossos parceiros

Instituições importantes apoiam nossos projetos e ações. A elas agradecemos a confiança depositada em nossas ações para evitar a extinção de espécies!