CONHEÇA O PROJETO

 Em 2014, a Aquasis adquiriu uma propriedade nas encostas da Chapada do Araripe com o objetivo de proteger uma das aves mais raras e ameaçadas do mundo, o Soldadinho-do-araripe (Antilophia bokermanni).

 

 Essa iniciativa só foi possível graças ao apoio financeiro da American Bird Conservacy – ABC. Dos 135 hectares adquiridos em duas etapas (2014 e 2016), cinquenta foram reconhecidos como RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) em 2016, com apoio da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

MOTIVO DE CRIAÇÃO DA RPPN

A Reserva Oásis Araripe é um remanescente florestal úmido de Mata Atlântica, encravado no sertão do Cariri. Abrigando nascentes e um pequeno grupo reprodutivo do Soldadinho-do-araripe, a Reserva pretende ser um laboratório vivo de boas práticas e uso sustentável dos recursos naturais, protegendo a espécie e beneficiando as populações do entorno com serviços ambientais essenciais.

PLANO DE MANEJO

O Plano de Manejo da Reserva Oásis Araripe está em fase de elaboração. Suas ações visam atender os seguintes objetivos: 


Proteger uma importante área de vida do Soldadinho na área do Crato.

Ampliar as áreas de vida da espécie através da recuperação de áreas desmatadas.

Incentivar o turismo de observação de aves.

Sensibilizar as comunidades do entorno e estimular as práticas sustentáveis de uso do solo e da água.

Efetuar pesquisas visando a recuperação da espécie.

ATIVIDADES

A Reserva Oásis Araripe possui estrutura para sediar pequenos eventos, como reuniões técnicas e workshops. Para maiores informações, entre em contato através do email: oasisararipe@aquasis.org

Nossa Equipe

GEORGE LEANDRO

George, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas.

ENTRE EM CONTATO

/OasisAraripe

(88) 9.8804 8510

oasisararipe@aquasis.org